Comunicação não verbal nas empresas: o que é, quais os tipos e como aplicar?

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é uma categoria de comunicação que não é feita por meio das palavras, mas de outros elementos que permitem ao emissor da mensagem ser compreendido pelo receptor.

Mas você sabia que esse modelo de comunicação é muito importante no meio empresarial? Continue a leitura e entenda mais sobre o que é a comunicação não verbal e qual a sua importância.

O que é a comunicação não verbal?

Como falamos rapidamente na introdução, a comunicação não verbal é a comunicação feita sem palavras, tanto verbalizadas quanto escritas. Dessa maneira, a sua base se dá pelos comportamentos, como gestos, olhares ou até mesmo nas roupas usadas.

Quando estamos calados ou até mesmo enquanto estamos conversando, nosso corpo emite diversos sinais que podem ajudar as outras pessoas a entenderem as nossas intenções ou o que estamos sentindo.

O mundo começou a perceber a comunicação não verbal em 1872, por meio de uma publicação feita por Charles Darwin chamada “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais”.

Essa publicação acabou abrindo diversas portas para que essa área fosse mais aprofundada e, dessa maneira, podemos entender mais sobre esse tema, principalmente em como utilizar a comunicação não verbal a nosso favor.

Leia  mais:

Quais os tipos de comunicação não verbal?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a comunicação não verbal, está na hora de entender quais são os seus principais tipos e quais são as características de cada uma delas, vamos lá?

Proxêmica

A proxêmica diz respeito ao uso do espaço em relação a como nos comunicamos com outras pessoas. Nós temos o chamado “espaço pessoal”, sendo a distância que mantemos de outras pessoas. Ela pode variar entre 18 polegadas e quatro pés.

Características  físicas

Esse modelo de comunicação não verbal representa como usamos nosso corpo e os ambientes, o que acabam resultando em significados distintos para as outras pessoas. Aqui, entram as roupas que usamos, o nosso corte de cabelo, entre outros aspectos.

Cronêmica

Se refere a como as pessoas usam o tempo. Pode não parecer, mas o horário em que você chega aos seus compromissos (seja pontualmente ou com atraso), pode dizer muito sobre a sua imagem para com as outras pessoas.

Qual a importância da comunicação não verbal?

Será que a comunicação não verbal é importante? A resposta é sim! Um bom gestor precisa saber como a sua imagem está sendo passada para o restante da equipe, visto que ela precisa enxergar nele uma figura de liderança e confiança.

Imagine que você faz parte de uma equipe em que o gestor está chegando atrasado, com roupas não condizentes com a ocasião, além de se portar extremamente distante ou extrapolando o espaço pessoal da sua equipe. Você com certeza não gostaria de trabalhar com alguém assim, não é mesmo?

Por isso é muito importante que você avalie esses pontos durante o seu dia a dia na empresa, verificando se a sua roupa e corte de cabelo estão adequados para o estilo da organização, se você está chegando ao serviço de maneira pontual, etc.

Ao fazer isso, você também poderá notar uma mudança de postura na sua equipe, que se mostrará mais confiante e cooperativa com você, além deles mesmos avaliarem a sua própria comunicação não verbal na empresa.

Como você deve se portar em ambientes corporativos, em relação a sua comunicação não verbal?

Até aqui, você entendeu o que é a comunicação não verbal, qual a sua importância e até mesmo conheceu os seus principais tipos. Mas como colocar esses conhecimentos em prática? Veja a seguir:

Não incline a sua cabeça sempre

Evite ficar inclinando a cabeça a todo instante durante uma reunião, principalmente se você está ocupando um cargo de liderança. Ao fazer isso, você passará uma impressão de submissão.

Para mostrar ao restante da equipe que você tem confiança e controle, busque manter a sua cabeça erguida e uma postura confiante, porém evitando exageros para não transparecer arrogância. 

Tenha um aperto de mão firme

Ao cumprimentar pessoas ou fechar um contrato, é comum no meio corporativo utilizar um aperto de mão. É importante que esse gesto seja feito de maneira correta, para você conseguir passar uma boa impressão.

Busque ter um aperto de mão firme, para mostrar que você tem competência em suas atividades e a confiança de que fará um bom trabalho. Caso contrário, você pode demonstrar insegurança.

Controle suas manias

Quase todo mundo tem uma mania ou cacoete, que se torna mais evidente quando estamos nervosos. O ideal é que você identifique e reduza a frequência com que eles aparecem.

Muitas delas, como roer as unhas, são anti-higiênicas, além de outras que podem demonstrar imaturidade e irritar as outras pessoas, como balançar as pernas ou riscar papéis compulsivamente.

Ao dominar a comunicação não verbal, você demonstrará mais segurança e confiança!

E então? Conseguiu entender o que é a comunicação não verbal, bem como qual a sua importância e quais atitudes você precisa abdicar para se tornar um gestor de respeito? Nosso corpo fala, então precisamos transmitir a mensagem certa por meio dele.

Essa postura faz parte das qualidades de um gestor de alta performance. Caso você ainda não conheça essa estratégia, poderá realizar a nossa consultoria focada nesse modelo de gestão. Adquira gratuitamente o nosso e-book e conheça as vantagens de investir em nossos serviços!

consultoria-especializada

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.