Por que a empresa deve pagar bônus para os funcionários?

Por que as empresas devem pagar bônus para os funcionários?

Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000, sobretudo e também os acordos coletivos de trabalho dos sindicatos, os empregadores podem distribuir bônus de pagamento aleatoriamente conforme os resultados obtidos e o desempenho dos colaboradores.

O que é um bônus?

Vamos começar definindo um bônus. É, basicamente, um complemento, geralmente pago em uma única parcela como uma recompensa por uma realização ou pelo atingimento de uma meta individual ou coletiva. No passado, os bônus eram tipicamente ligados ao desempenho de vendas e foram usados para fornecer incentivos para o pessoal do departamento comercial. Agora, as empresas estão usando bônus para todos os tipos e níveis de trabalhadores, como tática para alcançar seus objetivos.

Os principais tipos de bônus

Os tipos mais comuns de bônus utilizados pelas empresas são:

Bônus em contrato

Altos executivos podem ter contratos que exigem que a empresa pague bônus. Estes prêmios são, muitas vezes, dependente das metas de receita específicos.

Bônus de desempenho individual

Muitas empresas oferecem bônus para pessoas abaixo do nível executivo, embora esta prática ainda seja rara. Estes prêmios são baseados em muitos fatores diferentes, mas muitas empresas se baseiam no desempenho pessoal e nos objetivos da organização.

Comissões de vendas

Valores pagos além do salário base pelo atingimento de metas de vendas, ou de margens de lucro obtidas nas negociações.

Bônus aleatórios

A qualquer momento, as empresas podem distribuir bônus para suas equipes ou para colaboradores de forma individual. Geralmente, isso acontece aos finais de ano (no caso, quando não há um programa definido de remuneração variável).

Por que pagar bônus para funcionários?

O pagamento de bônus é usado por muitas organizações, como um agradecimento a equipe ou colaboradores que atingem metas significativas. Pagamento de bônus também é usado para melhorar a autoestima e a motivação dos funcionários, o que pode resultar em mais produtividade, mais qualidade nos serviços etc.

Quando a empresa amarra os bônus ao desempenho, pode encorajar os funcionários a alcançar metas, o que por sua vez, ajuda a empresa a alcançar seus objetivos. Por outro lado, os funcionários passam a contar com o bônus, por isso, as empresas precisam definir e comunicar claramente sobre as condições, as normas de elegibilidade para recebê-los etc. Enquanto bônus de pagamento é discricionário por parte do empregador, não é considerado como um contrato. Se o empregador promete um bônus, no entanto, o empregador é legalmente — e eticamente responsável pelo seu pagamento.

Sua empresa ainda não conta com um programa de remuneração variável? Clique abaixo e conheça o Módulo Bônus da Qualitin.

 

 

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.