4 mitos que atrapalham seu planejamento estratégico

Planejamento estratégico

Com certeza você já leu ou ouviu por aí muitas maneiras de fazer um planejamento estratégico, não é mesmo?

Entretanto, nem tudo está correto, fazendo com que muitos gestores caiam em mitos que atrapalham consideravelmente o andamento da sua organização e, consequentemente, afetem negativamente os seus resultados.

Por isso, preparamos este conteúdo para desvendar alguns dos mitos que envolvem a realização de planejamentos estratégicos, para que você crie o seu com mais segurança e facilidade em atingir seus objetivos.

Continue a leitura:

1. “O objetivo é sempre a produtividade no planejamento estratégico”

E se disséssemos que a produtividade nem sempre deve ser o objetivo da sua organização em um planejamento estratégico? Isso porque, uma gestão de alta performance não se alcança pela realização de muitas tarefas em pouco tempo.

Ao pensar assim, a sua equipe dedica muito tempo em atividades que, na verdade, não são tão importantes para as metas da organização, resultando em perda de tempo e dinheiro.

Desta forma, vale a pena começar a analisar todos os processos da organização e retirar aqueles que, de fato, não estão sendo úteis. Alguns projetos paralelos também podem ser sacrificados durante essa análise.

Otimize a atuação da sua equipe, faça com que eles atuem executando apenas as atividades cruciais para a organização. Além disso, também é possível investir em tecnologias que facilitem ainda mais a realização desses processos.

Leia também:

2. “Só é preciso fazer uma reunião”

Muitos gestores têm uma grande variedade de atividades para fazer e, por isso, acabam não conseguindo dedicar muito tempo para fazerem o planejamento da empresa. Assim, acreditam que, em apenas uma reunião, tudo será resolvido.

A verdade é que isso não funciona dessa forma: o planejamento é um processo, e precisa ser dedicado um pouco mais de tempo, para ele ser efetuado de maneira correta e eficiente.

Por isso, não deixe a realização do seu planejamento estratégico em cima da hora: comece a planejá-lo com antecedência e busque levantar todos os pontos importantes com a sua equipe, seus objetivos até o fim do ano e os problemas que deverão ser enfrentados.

Se quer saber como aprimorar suas reuniões, não deixe de baixar nosso e-book gratuito: 

Ao fazer essa etapa com mais cuidado, você aumentará as suas chances de sucesso, além de evitar com que ele tenha que ser ajustado várias vezes, por conta de imprevistos ou mudanças durante a sua execução.

3. “Quanto mais complexo o planejamento estratégico, melhor”

Além da produtividade, muitos gestores acreditam que processos complexos e cheios de etapas são melhores para organização do negócio, afinal, você pensou em todos os detalhes.

Entretanto, isso também resulta no problema do tópico anterior: sua equipe ficará sobrecarregada de atividades que não precisam ser feitas ou que poderiam ser automatizadas.

Ao mesmo tempo, essa alta complexidade faz com que outras alternativas estratégicas não sejam avaliadas, pois isso significaria ter mais trabalho e até mesmo atrasar a realização do planejamento.

A base para um bom planejamento estratégico é que ele seja simples, porém com todas as etapas relevantes. Além disso, é importante que todos os envolvidos nos processos saibam quais são as suas funções e como realizá-las.

4. “Tudo é importante”

Quando olhamos para as atividades de um projeto, temos a tendência em pensar que todas as atividades são importantes e, de fato, todas podem ser valiosas para alguém, pois agregam valor de alguma maneira para a organização.

Entretanto, é interessante que o seu planejamento trabalhe em um foco para a empresa, o que resultará na eliminação ou automatização de atividades e processos que não beneficiem diretamente essa meta.

Assim, após definir qual será o objetivo principal da sua gestão, liste todas as atividades feitas pela sua equipe atualmente e risque as que não ajudam diretamente a alcançá-lo. Depois, verifique das que sobraram quais podem ser automatizadas.

Deixe as atividades ou projetos descartados para outros momentos, e foque a sua equipe a realmente atuar de maneira estratégica, para você conseguir ter um acompanhamento e análise dessas atividades.

Sua organização está quase pronta para fazer um planejamento estratégico!

Entendendo melhor quais são alguns dos mitos que envolvem a área do planejamento estratégico, você poderá fazer o do seu negócio de maneira bem mais inteligente e focada, o primeiro passo para alcançar uma gestão de alta performance.

Quer saber o que é gestão de alta performance e suas diferenças de uma gestão mais “tradicional”? Então baixe gratuitamente o nosso infográfico e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.