5 passos para você fazer uma análise de dados qualitativos perfeita em 2022

análise de dados

Em 2022, você precisa ter uma gestão eficiente, que pode ser alcançada pela análise de dados qualitativos.

São essas informações que auxiliam a entender melhor a sua empresa, quais são os problemas que elas possam enfrentar e, principalmente, ajudam na tomada de decisão. 

Por isso, explicaremos o que é a análise de dados qualitativos e como você pode fazer esse processo de maneira simples e fácil realizando apenas 5 etapas. Assim, você mudará a sua gestão para melhor, conseguindo entender e controlar os dados emitidos e recebidos pela sua organização.

O que é um dado qualitativo?

Mas, afinal, o que é um dado qualitativo? Ele se refere à qualidade de algo como, por exemplo, uma descrição ou feedback de uma entrevista realizada pela equipe. Diferentemente dos dados quantitativos, essas informações não podem ser numeradas.

Assim, os dados qualitativos precisam ser interpretados para serem analisados e medidos. A partir dessas interpretações é que o gestor poderá tomar decisões com base nelas, visando o bem da organização ou do projeto.

Um exemplo: grande parte dos seus funcionários têm chegado atrasado no escritório, o que acaba afetando a produtividade da organização, pois eles têm menos tempo para fazer suas atividades. 

Ao entrevistar a sua equipe, você percebeu que um dos principais motivos para o atraso é a distância das suas respectivas casas até o trabalho. Dessa maneira, você poderá pensar em estratégias que visam diminuir esses atrasos ou seu impacto, como permitir o trabalho remoto em alguns dias da semana.

Leia também:

Como fazer uma análise de dados qualitativos?

Mas como fazer uma análise eficiente dos dados qualitativos da sua organização? Separamos algumas dicas de como você poderá iniciar o ano realizando relatórios mais precisos com a sua equipe:

1. Categorize sua análise

O primeiro passo é fazer uma categorização, para ficar mais fácil de identificar, separar e analisar as informações coletadas. Você pode investir em tecnologias, como softwares de gestão para ajudarem nessa fase.

Essa categorização é feita da seguinte forma: defina a pergunta feita para a equipe e busque reduzir cada resposta dada pelos colaboradores em palavras. Cada uma delas representará uma categoria.

Por exemplo: para a pergunta “por que se atrasa para o trabalho?”, a resposta “Me atraso porque moro longe do trabalho” pode ser categorizada para “distância”.

2. Realize associações

Depois, é importante começar a fazer associações sobre as informações coletadas. Muitos dados, apesar de se diferenciarem em um primeiro momento, podem entrar em uma mesma categoria.

Voltando ao exemplo dado anteriormente: alguns funcionários, ao falarem explicitamente que moram longe do trabalho, podem responder que se atrasam porque precisam pegar muitos ônibus para chegarem na empresa o que, na prática, também se encaixa como morar longe do serviço. 

Isso evita com que você perca tempo analisando dados duplicados, ou até mesmo elimine algumas respostas que você possa pensar que estão fora do que é buscado por você. 

3. Faça o cruzamento de informações

Com todos os dados identificados e associados, está na hora de fazer o cruzamento dessas informações. Isso evita que você acabe eliminando da sua análise informações que por um momento você ache desnecessário, porém acabam demonstrando um considerável grau de importância.

Busque fazer essa técnica com as categorias faladas anteriormente. Respostas categorizadas como “distância” e “transporte”, considerando o nosso exemplo, poderiam se encaixar em um mesmo motivo para os atrasos. 

4. Explore os métodos de análise

É possível que você analise os dados de três principais maneiras: com micro, meso ou macro avaliação. Você não precisa necessariamente escolher um deles, mas sim explorar todos para conseguir um relatório mais completo e realista. 

5. Tenha soluções criativas

Agora que você já tem a sua análise de dados quantitativos, está na hora de pensar em uma solução para os problemas encontrados, afinal, eles precisam ser resolvidos o quanto antes, para oferecerem menos prejuízos.

Você pode contar com a ajuda da sua própria equipe para criar as melhores estratégias e ideias inovadoras, aumentando a sua presença de mercado e de marca.

Em terra de gestão de alta performance, quem tem dado é rei

Assim, entendendo o que são os dados qualitativos e como analisá-los corretamente, você poderá incorporar esse tipo de informações em seus relatórios e planejamentos, conseguindo um melhor conhecimento sobre a sua organização e alcançar uma gestão de alta performance.

Você sabe o que é uma gestão de alta performance? Baixe gratuitamente nosso infográfico e entenda porque ela é tão importante para o sucesso da sua organização. Confira agora mesmo:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais posts

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Estamos no WhatsApp

Ao clicar em "aceitar cookies" você aceita que a Qualitin colete algumas informações do seu dispositivo e navegador, que permitem-nos personalizar o conteúdo que é exibido e controlar o desempenho do site. Para mais informações consulte nossa Politica de Privacidade.